ALDO PEDROSA é doutorando (2013 - ) em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa em 'Poéticas Visuais e Processos de Criação', com foco em vídeo e arte e tecnologia. Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia UFU (2010 - 2012), graduação em Artes Visuais pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba - CESUBE (2002 - 2005), pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagia Institucional pela Universidade Castelo Branco - RJ (2006 - 2007) e curso técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Câmpus Uberaba IFTM (2001 - 2003).
É arte-educador com experiência em diversas instituições de ensino públicas e em instituições particulares. Hoje é professor do quadro permanente no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, atuando na área de Artes e Comunicação. Além da atividade docente, desenvolve e coordena projetos de pesquisa e extensão em diversas linguagens artísticas. É membro dos grupos de pesquisa de Estudos em Arte, Mídia e Tecnologia - GEARTE - UFU/Uberlândia e do grupo de pesquisa em Educação Popular - GPEP - IFTM/Uberaba. Presta serviços ao Instituto Avaliar como elaborador de questões para a avaliação dos alunos das escolas estaduais de Minas Gerais. Criador do primeiro Curso de Cinema em Uberaba (Cinema Digital no Centro de Cultura José Maria Barra - SESI/FIEMG) em 2007. Co-fundador da ArteBarata Produções Artísticas.
Realiza trabalhos poéticos nas áreas do vídeo, cinema, fotografia, computação gráfica e artemídia. Trabalha, como artista-pesquisador, especialmente a partir dos conceitos de panoptismo, escopofilia, voyeurismo, vigilância e exibicionismo.
Entre os trabalhos desenvolvidos se destaca a participação na exposição ‘En quete du lieu - Espaces Atraverses’, realizada na Galerie Michel Journiac, na Université Paris I - Panthéon Sorbonne, em Paris/França, em novembro de 2012, na qual foi exibida a videoarte ‘Olho Mágico’. Se destaca também a coordenação da produção em Uberaba/MG do filme longa-metragem “Chico Xavier”, do cineasta Daniel Filho e a aprovação no Edital Trocas Contemporâneas, da Fase 10 Ação Contemporânea, para o desenvolvimento do ambiente virtual interativo Panóptico, disponível no endereço: www.panoptico.com.br.